Atualmente em nossa sociedade, escola e família são essenciais para prepararem crianças e adolescentes para a vida adulta e profissional, uma vida adulta complexa, cheia de incertezas e de sentimentos variados, onde em alguns momentos nos sentiremos felizes por algumas realizações e outras vezes completamente frustrados por não alcançarmos metas ou resultados esperados.
E é nesse contexto, ou nesse entendimento sobre prepará-los para lidar com os diversos sentimentos, que a educação socioemocional demonstra sua importância em dar um alicerce de como lidar com tudo o que sentimos ao longo da vida, prepará-los para momentos ruins e bons, porque esses sentimentos irão nortear toda a nossa vida.
O termo Educação Socioemocional é usado por pesquisadores da área de psicologia e educação desde a década de 1990, mas ganhou mais presença nas escolas apenas na última década. E, em 2019, o tema passou a fazer parte do currículo obrigatório nacional tanto das escolas públicas quanto da rede privada, por meio da BNCC.
Em palavras parece ser muito fácil falar sobre Educação Socioemocional, mas na prática é bem diferente, e para tornar essa tarefa mais fácil fomos atrás do melhor programa socioemocional do País no nosso entendimento que é o Laboratório Inteligência de Vida – Liv, o LIV desenvolveu um currículo exclusivo que entra como suporte à criação de um pilar socioemocional nas escolas junto à turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de instituições parceiras.
O programa tem como base um conjunto de referências teóricas que reúne grandes especialistas da pedagogia, psicologia e neurociências, bem como outras áreas do meio acadêmico e permite às escolas que promovam essas habilidades entre seus alunos de maneira intencional, em atividades com começo, meio e fim, feitas de acordo com a faixa etária de cada turma.