No Colégio Harmonia em São Mateus, a jornada educacional vai além do conhecimento acadêmico. Com efeito, nós nos dedicamos à formação integral de nossos alunos. Como resultado, um pilar fundamental dessa abordagem é a educação socioemocional, um componente, por certo, crucial para preparar os estudantes para os desafios da vida. Desta forma, o material didático “SEED – Social Emotional Education” foi cuidadosamente selecionado para guiar essa jornada, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais em todas as faixas etárias.
O programa SEED, que significa “Social Emotional Education”, foi projetado para nutrir, de maneira efetiva, o crescimento emocional e social dos alunos. Acreditamos que abordar as condições de saúde mental desde cedo pode, de fato, ampliar as futuras oportunidades dos indivíduos, conforme preconizado pela OMS. Além disso, a inteligência emocional, considerada, aliás, uma das 10 habilidades mais requisitadas atualmente, é um foco central do nosso programa.
O programa SEED foi estruturado para acompanhar o desenvolvimento do aluno em cada fase da vida escolar, com atividades e conteúdos adaptados para cada faixa etária.
Na Educação Infantil, introduzimos o universo das emoções de forma lúdica e interativa. As crianças aprendem sobre as emoções básicas, e a personificação das emoções auxilia na compreensão. Praticamos experiências sensoriais e o registro emocional para ajudar na identificação e expressão dos sentimentos. Consequentemente, a “Roda de Conversa” oferece um espaço para as crianças compartilharem suas vivências e aprenderem a ouvir o outro, cultivando a empatia desde cedo. Nosso material didático para a pré-escola inclui, ademais, livros como “O monstro das cores”, fantoches, jogos colaborativos e personagens, que auxiliam na contação de histórias e na interação com as emoções.
Para os anos iniciais, aprofundamos o conceito de Inteligência Emocional. Introduzimos a disciplina positiva como uma ferramenta para promover a autorregulação e o respeito. Além disso, continuamos a usar dinâmicas e o registro emocional, enquanto a Roda de Conversa se expande para abordar situações mais complexas. O material didático específico para o 1º ano inclui um caderno com o mascote Faísca, um livro de leitura e um mascote de pelúcia. Para o 2º ano, utilizamos o mascote Chico e o livro “O menino que tinha medo de ERRAR”. Já para o 3º ano, o mascote Diego e o livro “A Caixa de Preocupações” são utilizados. Esses materiais visam a identificação e a gestão das emoções de forma didática e envolvente. Apresentamos os mascotes (Faísca, Chico e Diego) com características e “personalidades” distintas, o que pode ajudar os alunos a se identificarem e a explorarem diferentes aspectos emocionais.
Nos 4º e 5º anos, nosso programa avança para habilidades socioemocionais mais elaboradas, incorporando o “Design Thinking” como uma metodologia para a resolução de problemas. Além disso, dinâmicas, registro emocional e a Roda de Conversa continuam como pilares da aprendizagem. O material para o 4º ano, “Construindo Emoções”, inclui um jogo colaborativo chamado “Pedra no Sapato”, que aborda a regulação emocional. No 5º ano, o material “Construindo Emoções” é complementado por jogos colaborativos como “Castelo das Emoções” e “Emocionário”, que incentivam a expressão e compreensão dos sentimentos.
Anos Finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)
Nos anos finais, aprofundamos as habilidades socioemocionais com foco em projetos colaborativos. A compreensão de dilemas éticos é trabalhada através do livro “O Jogo dos Dilemas”. Consequentemente, dinâmicas, registro emocional e o “Círculo da Confiança” são práticas que visam fortalecer os laços e a autoexpressão. Cada ano dos anos finais possui um caderno didático com temas específicos: “Combatendo Bullying” para o 6º ano, “Caminhos de Vida” para o 7º ano, “Cidadania Digital” para o 8º ano e “Emoções em Equilíbrio” para o 9º ano, refletindo a complexidade crescente das questões socioemocionais enfrentadas pelos adolescentes.
No Ensino Médio, a preparação para o futuro é um tema central, com ênfase em carreira, planejamento e gestão de tempo. Incentivamos a responsabilidade social, e o “Círculo da Confiança” se mantém como um espaço de apoio e diálogo. Além disso, o material didático para o Ensino Médio inclui o “Diário de Bordo 2024”, um “Passaporte” e o jogo “Resolvendo Conflitos”, que auxiliam os alunos a navegar por decisões importantes e a desenvolver estratégias para lidar com desafios.
A implementação do programa SEED no Colégio Harmonia em São Mateus traz diversos benefícios para os alunos:
O Colégio Harmonia em São Mateus se destaca por sua abordagem inovadora e comprometimento com o bem-estar dos alunos e educadores:
No Colégio Harmonia em São Mateus, acreditamos que investir na educação socioemocional forma indivíduos completos, capazes de prosperar academicamente e de se tornarem cidadãos empáticos, resilientes e bem-sucedidos em todas as esferas da vida. Como Carl Jung disse, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Este é o espírito que norteia a educação socioemocional no Colégio Harmonia em São Mateus.