Educação Socioemocional no Colégio Harmonia em São Mateus: Desenvolvendo Habilidades para a Vida

No Colégio Harmonia em São Mateus, a jornada educacional vai além do conhecimento acadêmico. Com efeito, nós nos dedicamos à formação integral de nossos alunos. Como resultado, um pilar fundamental dessa abordagem é a educação socioemocional, um componente, por certo, crucial para preparar os estudantes para os desafios da vida. Desta forma, o material didático “SEED – Social Emotional Education” foi cuidadosamente selecionado para guiar essa jornada, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais em todas as faixas etárias.

O Conceito SEED: Cultivando Emoções e Habilidades

O programa SEED, que significa “Social Emotional Education”, foi projetado para nutrir, de maneira efetiva, o crescimento emocional e social dos alunos. Acreditamos que abordar as condições de saúde mental desde cedo pode, de fato, ampliar as futuras oportunidades dos indivíduos, conforme preconizado pela OMS. Além disso, a inteligência emocional, considerada, aliás, uma das 10 habilidades mais requisitadas atualmente, é um foco central do nosso programa.

A Jornada Socioemocional por Faixa Etária

O programa SEED foi estruturado para acompanhar o desenvolvimento do aluno em cada fase da vida escolar, com atividades e conteúdos adaptados para cada faixa etária.

Educação Infantil (Pré-escola)

Na Educação Infantil, introduzimos o universo das emoções de forma lúdica e interativa. As crianças aprendem sobre as emoções básicas, e a personificação das emoções auxilia na compreensão. Praticamos experiências sensoriais e o registro emocional para ajudar na identificação e expressão dos sentimentos. Consequentemente, a “Roda de Conversa” oferece um espaço para as crianças compartilharem suas vivências e aprenderem a ouvir o outro, cultivando a empatia desde cedo. Nosso material didático para a pré-escola inclui, ademais, livros como “O monstro das cores”, fantoches, jogos colaborativos e personagens, que auxiliam na contação de histórias e na interação com as emoções.

Anos Iniciais (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental)

Para os anos iniciais, aprofundamos o conceito de Inteligência Emocional. Introduzimos a disciplina positiva como uma ferramenta para promover a autorregulação e o respeito. Além disso, continuamos a usar dinâmicas e o registro emocional, enquanto a Roda de Conversa se expande para abordar situações mais complexas. O material didático específico para o 1º ano inclui um caderno com o mascote Faísca, um livro de leitura e um mascote de pelúcia. Para o 2º ano, utilizamos o mascote Chico e o livro “O menino que tinha medo de ERRAR”. Já para o 3º ano, o mascote Diego e o livro “A Caixa de Preocupações” são utilizados. Esses materiais visam a identificação e a gestão das emoções de forma didática e envolvente. Apresentamos os mascotes (Faísca, Chico e Diego) com características e “personalidades” distintas, o que pode ajudar os alunos a se identificarem e a explorarem diferentes aspectos emocionais.

Anos Iniciais (4º e 5º ano do Ensino Fundamental)

Nos 4º e 5º anos, nosso programa avança para habilidades socioemocionais mais elaboradas, incorporando o “Design Thinking” como uma metodologia para a resolução de problemas. Além disso, dinâmicas, registro emocional e a Roda de Conversa continuam como pilares da aprendizagem. O material para o 4º ano, “Construindo Emoções”, inclui um jogo colaborativo chamado “Pedra no Sapato”, que aborda a regulação emocional. No 5º ano, o material “Construindo Emoções” é complementado por jogos colaborativos como “Castelo das Emoções” e “Emocionário”, que incentivam a expressão e compreensão dos sentimentos.

Anos Finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

Nos anos finais, aprofundamos as habilidades socioemocionais com foco em projetos colaborativos. A compreensão de dilemas éticos é trabalhada através do livro “O Jogo dos Dilemas”. Consequentemente, dinâmicas, registro emocional e o “Círculo da Confiança” são práticas que visam fortalecer os laços e a autoexpressão. Cada ano dos anos finais possui um caderno didático com temas específicos: “Combatendo Bullying” para o 6º ano, “Caminhos de Vida” para o 7º ano, “Cidadania Digital” para o 8º ano e “Emoções em Equilíbrio” para o 9º ano, refletindo a complexidade crescente das questões socioemocionais enfrentadas pelos adolescentes.

Ensino Médio (1º ao 3º ano)

No Ensino Médio, a preparação para o futuro é um tema central, com ênfase em carreira, planejamento e gestão de tempo. Incentivamos a responsabilidade social, e o “Círculo da Confiança” se mantém como um espaço de apoio e diálogo. Além disso, o material didático para o Ensino Médio inclui o “Diário de Bordo 2024”, um “Passaporte” e o jogo “Resolvendo Conflitos”, que auxiliam os alunos a navegar por decisões importantes e a desenvolver estratégias para lidar com desafios.

Benefícios da Educação Socioemocional

A implementação do programa SEED no Colégio Harmonia em São Mateus traz diversos benefícios para os alunos:

  • Melhora da saúde mental: Oferecemos ferramentas para lidar com as emoções, contribuindo para a prevenção de problemas de saúde mental em adolescentes, um aspecto crucial dado o aumento de 43% nas taxas de suicídio entre adolescentes no Brasil entre 2000 e 2015.
     
  • Desenvolvimento da Inteligência Emocional: Os alunos aprendem a reconhecer, compreender e gerenciar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.
  • Aumento da capacidade de resiliência: A aquisição de habilidades socioemocionais permite que os alunos enfrentem adversidades de forma mais eficaz.
  • Melhora no desempenho acadêmico: Alunos com maior inteligência emocional tendem a ter melhor concentração, menor estresse e maior engajamento nas atividades escolares.
  • Habilidades para o futuro: A educação socioemocional prepara os estudantes para um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais competências como colaboração, comunicação e resolução de problemas.

Diferenciais do Colégio Harmonia em São Mateus

O Colégio Harmonia em São Mateus se destaca por sua abordagem inovadora e comprometimento com o bem-estar dos alunos e educadores:

  • Material didático exclusivo: O material SEED é abrangente e adaptado para cada fase do desenvolvimento, garantindo uma aprendizagem contínua e progressiva.
  • Foco no “Cuidar de quem educa”: O Colégio Harmonia em São Mateus reconhece a importância da saúde mental dos educadores, um diferencial importante, considerando que 53% dos casos de afastamento de educadores são por questões relacionadas à saúde mental.
     
  • Abordagem prática e lúdica: A utilização de jogos, mascotes, histórias e dinâmicas torna o aprendizado mais engajador e significativo para os alunos.
  • Relevância diante do cenário pós-pandemia: A pandemia ampliou a necessidade de apoio emocional. É importante notar que 72% dos adolescentes sentiram necessidade de pedir ajuda durante a pandemia, e 41% não recorreram a ninguém, conforme dados da UNICEF. O programa SEED é especialmente relevante nesse contexto, oferecendo o suporte necessário.
     

No Colégio Harmonia em São Mateus, acreditamos que investir na educação socioemocional forma indivíduos completos, capazes de prosperar academicamente e de se tornarem cidadãos empáticos, resilientes e bem-sucedidos em todas as esferas da vida. Como Carl Jung disse, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Este é o espírito que norteia a educação socioemocional no Colégio Harmonia em São Mateus.

Entre em Contato

Página de Contato

Colégio Harmonia

Colégio Harmonia

Quer saber mais sobre valores?, basta chamar!

I will be back soon

Colégio Harmonia
Olá, gostaria de maiores informações de valores para 2024.
Chat com:
chat