Comunicação é vital para sobrevivência humana, no Brasil falamos a língua portuguesa, nos EUA a Inglesa, e em cada país a sua específica língua, mas e os computadores, video games e celulares, como é que eles se comunicam? Já parou para pensar a respeito?
Sim, computadores se comunicam e as pessoas que dominam esta habilidade de escrever para computadores possuem um certo destaque no mercado de trabalho, isso porque a mão de obra para pessoas que programam anda em alta no mundo. Segundo um levantamento feito na associação Brasileira das empresas de tecnologia da Informação e Comunicação temos um déficit de 420.000 vagas na área de programação.
Obviamente as pessoas mais preparadas são rapidamente alocadas em posições de emprego com ótimos salários.
Então temos um cenário onde cada vez mais temos demanda por pessoas que programem softwares e, em contrapartida, um cenário onde cada vez mais usamos serviços que demandam softwares, máquinas e ‘internet’, essa conta certamente não irá fechar tão cedo, exceto se crianças começarem a aprender programação.
É com base nesse cenário que decidimos ensinar linguagem de programação para Crianças em São Mateus no Colégio Harmonia, visando alta demanda de trabalhadores, facilidade de aprendizado e tendência contínua de aprendizado.
Para facilitar a introdução da programação com as crianças, usamos um software flexível que permite um grande aprofundamento sobre conceito de programação que é o Scratch.
Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT.[1] Desde 2013 o Scratch 2 está disponível on-line e como uma aplicação para rodar em qualquer computador com um browser acessível ou até mesmo em aplicativos para IOS e Android com alguma limitação.