Google Classroom

Google Classroom é uma uma solução fornecida pelo Google para professores que desejam aumentar a interação e o engajamento dos alunos em suas aulas, essa ferramenta funciona basicamente como uma rede social do professor, onde ele consegue se comunicar com os alunos e os pais dos alunos, o professor consegue enviar comunicados aos alunos, consegue atribuir atividades individuais aos alunos  e atividades em grupo, ainda é possível enviar perguntas, anexar documentos, vídeos, e muito mais.

É uma ferramenta extremamente útil para qualquer professor, porém existe 2 tipos de Google Classroom, o que é para pessoas que possuem uma conta do Gmail e a outra para escolas que utilizam a solução do Gsuit for Education. A grande diferença é que na primeira o professor não possui controle sobre os alunos, precisando utilizar a plataforma como uma ferramenta para estimular os alunos, e na versão Gsuit for Education os professores conseguem gerenciar os alunos com relatórios e outras informações.

Google Classroom no Colégio Harmonia

Basicamente usamos o Google Classroom da seguinte maneira:

1) AVA – Ambiente Virtual do Aluno – Espaço onde os alunos e professores se comunicam dentro e fora da escola, postam dúvidas das atividades e dos conteúdos. Colegas auxiliam tirando dúvidas de outros colegas. Professores postam atividades em sala ou atividades extras como lição de casa ou até mesmo material para complementar a aula.

2) Avaliações – No Colégio Harmonia a maioria das provas são realizadas em dispositivos com tablet ou celular e são sempre disponibilizadas dentro do Google Classroom, com retorno de notas de cada atividade ou prova dentro da plataforma, o melhor de tudo é que os pais acompanham através de relatórios semanais enviados pela própria plataforma.

3) Receber Atividades – Uma das grandes vantagens de utilizar a plataforma é que ela se integra com todos os outros produtos do Google e com isso os professores podem receber atividades sem que sejam impressas, um bom exemplo em nosso Colégio são as redações que em vez de os alunos escreverem no papel e entregar para o professor eles passam a receber um documento com informações sobre o tema ou até mesmo um vídeo para inspira-los, na sequência após escreverem o texto eles submetem a redação ao professor pelo Google Classroom. Na sequência o professor corrige e devolve para o aluno, eliminando papeis, possibilidade de erros, deixando a aula mais divertida e prática.

4) Organização de Material – É muito comum que professores utilizem uma dezena de materiais para aplicarem suas aulas, e realizar o gerenciamento desses materiais era uma tarefa complicada, porque com a ajuda do Google Classroom o professor organiza tudo em um ambiente colaborativo, onde os alunos possuem acesso a documentos, vídeos, slides, textos, links entre outros.

5) Comunicação – Um dos principais usos da plataforma é a comunicação, através dessa plataforma que o professor se comunica e notifica os alunos de tudo o que ele precisar comunicar para a sua aula, logo tudo fica devidamente registrado e documentado e os alunos são notificados em seus celulares toda vez que o professor posta um recado ou tarefa, diminuindo a probabilidade de não leitura do comunicado.

Se você gostou e gostaria de utilizar essa poderosa ferramenta, agende uma visita para entender melhor o funcionamento e os benefícios que ela proporciona para o aluno. Agende clicando aqui.

WhatsApp Fale por WhatsApp