Aplicativo de comunicação escolar – o que é e por que usar

Um aplicativo de comunicação escolar é um app para smartphone – assim como o Whatsapp e o Instagram, por exemplo. Só que, ao contrário destes, o aplicativo de comunicação escolar é desenvolvido especialmente para que instituições de ensino possam mandar diversas mensagens para seus alunos.

O app funciona da seguinte maneira: a escola tem acesso a um painel de controle onde pode cadastrar pessoas e disparar comunicados. Na outra ponta desse processo, pais e alunos baixam o aplicativo através das “lojas” de apps em seus celulares, fazem login e passam a receber os comunicados da escola, interagindo com ela de maneira extremamente prática.

O que um bom aplicativo de comunicação escolar deve oferecer?

Em linhas gerais, um aplicativo de comunicação escolar precisa ser versátil o suficiente para dar conta das diversas situações que citamos – desde as triviais às mais graves. Veja os recursos que um app de comunicação escolar pode oferecer!

Comunicados segmentados

Um bom aplicativo de comunicação escolar deve oferecer a possibilidade de enviar, de maneira prática, tanto comunicados individuais quanto coletivos (para grupos, turmas ou mesmo para a escola toda).

Alguns comunicados, como as famosas “circulares”, precisam chegar ao maior número de pessoas possível. Por outro lado, outras coisas são destinadas a uma pessoa específica e não devem chegar ao conhecimento das demais. É o caso dos avisos de faltas e ocorrências disciplinares, por exemplo, que devem ser enviados apenas aos responsáveis pelo aluno em questão. Assim, é fundamental que se possa escolher os destinatários da mensagem conforme cada caso.

Vantagens de usar um aplicativo de comunicação escolar

Praticidade

Um aplicativo de comunicação é extremamente prático tanto para a instituição de ensino quanto para os pais e alunos. Quando a escola utiliza um app, pode enviar e monitorar todos os comunicados em um único painel de controle, sem burocracia alguma: tudo pode ser resolvido em poucos cliques.

Para os alunos e seus familiares também é muito prático receber informações diretamente nos celulares, que já fazem parte da rotina e estão sempre presentes no dia-a-dia de quase todas as pessoas. Assim, para esse público é mais fácil ler uma mensagem diretamente na tela do smartphone do que procurá-la em qualquer outro lugar.

Economia

Manter um aplicativo de comunicação escolar costuma ser mais barato do que manter outros meios de comunicação. Apesar de ter um certo custo, um app costuma valer mais à pena do que outros meios como o telefone, por exemplo, que tem um custo bastante alto. O aplicativo também representa uma economia em relação ao uso de papel quando todos os comunicados são impressos. Ainda que à primeira vista o custo com papel e impressão pareça pequeno, ele pode representar um grande peso no orçamento ao fim de alguns meses. Assim, a contratação de um app sai até mais em conta – e garante economia para o seu colégio.

Inovação

Nos orgulhamos de oferecer um meio de comunicação totalmente prático e moderno como um aplicativo. Esse se torna, então, um diferencial da sua instituição, que mostra estar atualizada em relação às tendências tecnológicas. Pais e alunos percebem esse tipo de detalhe, o que conta muito na construção de uma boa imagem para a sua escola e já ajuda a sair na frente da concorrência.

WhatsApp Fale por WhatsApp